Páginas

domingo, 29 de janeiro de 2012

O vídeo


Não tenho certeza se todas as empresas pedem vídeo, mas sei que a APC e a CC pedem. E essa é uma das partes mais temidas por nós, aspirantes a au pair. Sempre surgem aquelas dúvidas: "O que falar no vídeo? Colocar fotos? Quantas? Como editar? E o meu inglês?"

Quando eu fiz minha inscrição eu recebi um papel com um roteiro para fazer o vídeo. Claro que ter o roteiro em mãos não significa que você deva seguir à risca, mas ele ajuda, e muito. O que também ajuda demais e todas deveriam fazer é ver vídeos de várias meninas. Você vai notar que você gosta mais de certos tipos de vídeo e vai começar a ter ideias para o seu. Eu vi vários e percebi que queria intercalar minhas falas com fotos. Em algumas partes (as mais longas de fotos) eu coloquei músicas infantis. Sim, achei que iria conquistar as famílias, apesar de muitos acharem clichê. Mas não foi só isso. Elas combinavam comigo. Na época do vídeo eu estava no hotelzinho e as músicas (versão em português) viviam na minha cabeça, então achei que cabia no meu vídeo, que ficaria bom. Além disso, falei bastante, falei de mim, dos estudos, da minha família, experiência com crianças, meu outro intercâmbio e, claro, por que eu quero ser au pair e por que eu seria uma boa au pair.

Para editar eu usei o Windows Movie Maker, que eu NÃO recomendo. Não gostei, mas tentei baixar outro e achei pior, então acabei usando ele mesmo. O ruim é que ele é bem restrito. Não dá, por exemplo, para colocar sua voz nas fotos. Tive que cortar bastante porque ficou muito comprido, então ficou com uns cortes feios. Mas eu gostei do resultado final. Minha voz ficou clara, a iluminação estava boa e eu sorri bastante. No fim eu agradeci a família e deu um tchauzinho. Eu indico fazer com alguém. Minha amiga Carol me ajudou a filmar e a colocar as ideias em ordem. Agradeço muito a ela! :)

Para fazer seu video:

- Esteja em um lugar bem iluminado
- Teste. Filme-se falando antes pra ver ser a voz está boa, teste várias posições.
- Tenha um roteirinho em mente e talvez até em um papel! Não precisa ter o texto de cor, mas pregue os tópicos na parede. Me ajudou muito.
- Peça pra alguém te ajudar, tanto a filmar, quanto com o que falar.
- Tenha um bom editor de videos.
- Não tenha medo de se vender. Fale de suas experiências, suas qualidades.
- Ponha fotos com crianças
- Se for colocar música, escolha bem. Não precisa ser infantil, claro, isso foi escolha minha. Mas nada de "Wow, wow, this way you're gonna kill me", pooor favor!!!
- No final, agradeça! 

E é isso. Lembrando que essas são dicas minhas, mas que acho válidas. He he.

O resultado final? Aqui está! Espero que gostem.


Beijos e queijos! :D

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Glad you're here! Leave a message! :)